Morre Elisaldo Carlini, pioneiro no estudo de maconha medicinal
O pesquisador deixa a esposa, docente da Unifesp, Solange Nappo, filhas e netos
Foto: Matheus Campos - Unifesp/Reprodução
Morreu na tarde de ontem, 16, o médico e pesquisador Elisaldo Luiz de Araujo Carlini aos 90 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Carlini foi pioneiro no estudo de maconha medicinal no mundo e fundador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). Ele dedicou mais de 50 anos da sua vida pesquisando sobre o uso medicinal da cannabis e batalhando pela legalização da droga para tratamentos de epilepsia no Brasil.
Está em trânsito o projeto de lei 399/2019 do Deputado Paulo Teixeira (PT/SP) que permite a pesquisa, produção nacional e experimentação de medicamentos com a Cannabis medicinal. Como forma de homenageá-lo, existem abaixo-assinados pedindo que a lei tenha o nome de Lei Elisaldo Carlini.
Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do médico.
Em 2019, os alunos Gabriela Santos e Matheus Batista do sexto semestre do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, produziram um podcast sobre a liberação da venda de medicamentos à base de cannabis e tiveram Elisaldo Carlini como um dos entrevistados. Ouça na íntegra:
Redatores:
Gabriela Santos
Matheus Batista
Trabalhos técnicos:
Léo Engelmann
Orientação da professora Eloiza de Oliveira Frederico